Histórico


 

Em 1947, quando Santo André já era o terceiro maior centro industrial do país, superado apenas por São Paulo e Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), foram iniciadas as obras de construção da Escola SENAI de Santo André.
 
Em 15 de julho de 1950 a Escola SENAI de Santo André iniciou suas atividades, no prédio construído na esquina das ruas Bernardino de Campos e Campos Sales, no centro da cidade.
 
Com o aumento das indústrias a Escola SENAI de Santo André mudou-se para um novo prédio, construído na avenida Santos Dumont nº 300, uma das principais vias de interligação entre as cidades da região. O novo prédio, situado em um terreno de 17.347 m2 e área construída de 11.352 m2, foi inaugurado em 10 de setembro de 1973, ampliando as atividades de Caldeiraria, Serralheria e Solda.
 
Em 1980, recebeu a denominação de Escola SENAI “A. Jacob Lafer”, uma homenagem ao Dr. Abraão Jacob Lafer, por seus serviços prestados à indústria brasileira, e por sua profunda convicção quanto à importância do ensino profissionalizante em nosso país.
 
Em 1999 a Unidade conquistou o título de Centro Modelo de Educação Profissional – CEMEP – Categoria Bronze, conferido pelo Departamento Nacional do SENAI. Neste mesmo ano implantou o Curso Técnico de Eletroeletrônica, reduzindo o número de turmas do Curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção.
 
Em 2003 a Unidade passou a integrar o grupo das Escolas Certificadas no Sistema de Gestão da Qualidade - ISO 9001:2000 - Serviços de Educação Profissional e Informação Tecnológica.
 
No ano de 2005 iniciou as atividades do Ensino por Competência, no Curso de Especialização em Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo.
 
Nos anos de 2005 e 2006 a Unidade foi classificada como campeã paulista e nacional, respectivamente, na Olimpíada do Conhecimento na modalidade Mecânico Geral.
 
Em Janeiro de 2008 inicia-se o novo modelo do Curso de Aprendizagem Industrial em Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo (ensino por competências).
 
Em 2009 foi medalha de Bronze na Olimpíada do Conhecimento nas modalidades Eletrônica e Polimecânica.
 
Também no ano de 2009 a Escola venceu em 1º lugar pelo júri técnico e popular o Nataltec, exposição de projetos com motivos natalinos.

 Participando da I Copa SENAI – SP, realizada em 2009 foi campeã na modalidade Futsal masculino Sub-22 e medalha de prata na modalidade Tênis de Mesa Sub-18.
 
No ano de 2010 comemorou os seus 60 anos contribuindo com excelência para o ensino profissionalizante em nosso país.

E agora, em 2012 na Olimpiada do Conhecimento - Fase Nacional - conquistou medalha de Ouro na modalidade Eletricidade Industrial e medalha de bronze na modalidade Eletrônica Industrial.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar